Termo grego, que significa momento certo ou oportuno, relacionado a noção que os gregos tinham do tempo.

Pode-se entender que o termo “Kairós” é um momento oportuno único, que pode estar presente no espaço de um tempo físico, determinado por Cronos, segundo a mitologia grega.

 Kairós seria o tempo ideal para a realização de uma coisa específica, que pode ser um objeto, processo ou contexto. Já o conceito de Cronos está relacionado com a ideia de tempo cronológico e físico.

 No âmbito religioso Kairós é utilizado no sentido de “tempo espiritual” ou “ o tempo de Deus”, que diverge do conceito cronológico do tempo terreno, ou seja, horas, dias, anos, etc.

 O chamado “Kairós de Deus” não pode ser medido, pois, de acordo com 2 Pedro;.3 – 8b “um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”. Kairós não era entendido como um tempo cronológico, mas sim como um momento presente ideal para algo.

 O tempo Kairós é usado em vários momentos na Bíblia, exemplos:

Atos: 1 – 7 “ Não lhes compete saber os tempos (Cronos) ou as épocas (Kairós) que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. “

Efésios: 5 – 15 e 16 “ Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios. Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. ” Na expressão “Remindo o tempo”, o texto se refere ao tempo Kairós, orientando que saibamos aproveitar bem cada oportunidade.

Hebreus: 4 – 16 “ Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. ”, “ ajudados em tempo oportuno. ” Ou seja, em Kairós.

 Outro texto em evidência é o de Eclesiastes: 3 – 1 ao 8.

 Na Bíblia também vemos que tanto Elias quanto Elizeu foram abençoados em seus propósitos exatamente no tempo “Kairós de Deus”.

 Que sejamos da mesma forma favorecidos e supridos em nossas demandas e necessidades no tempo de Deus ou melhor no Kairós de Deus.

Fonte: Pastor Ricardo Moreno

Compartilhar

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.