Generosidade vem do latim “gens” e significa “gerar”, “fazer nascer” ou “aquele que teve bom nascimento”. Se considerarmos que somos nova criatura em Cristo Jesus, entenderemos também que precisamos ser generosos. É algo intrínseco de quem verdadeiramente nasceu de novo, e isso deve fazer parte da nossa nova identificação. 

Com uma nova natureza, condição dada por Cristo para ver o Reino de Deus, precisamos a cada instante nos espelhar nEle. Ele é a nossa principal referência de generosidade, afinal, o generoso é aquele que possui uma posição de nobreza, tem uma boa reputação, vem de uma boa linhagem e é dotado de caráter e sentimentos nobres. 

Essas características precisam ser visíveis em nós e principalmente em nossas finanças. E, para nos ajudar a compreender melhor essa relação que há entre, generosidade e dinheiro, vamos analisar três pontos acerca da generosidade nas finanças: 

 

  1. O generoso, se torna mais rico. Pv 11:24,25

Existem diversas formas de expressarmos nossa generosidade. Aqui, vamos nos atentar somente ao contexto da vida financeira. Nesse sentido, precisamos entender que o modo como Deus enxerga o dinheiro é totalmente diferente do modo como o mundo vê, Atos 20:35 diz: “...Há maior felicidade em dar do que em receber".

Assim, “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas...” (PV 11:24), para aqueles que dão sem avareza, entenderam que são da nobreza. Ao contrário do mundo, que nos influencia a reter impedindo que sejamos generosos, nos levando a pobreza, escassez e, a uma consciência fora dos princípios de Deus. 

Precisamos entender que é melhor ser generoso em espalhar a bondade de Deus através das nossas finanças, sem avareza ou apego ao dinheiro, e sem buscar interesses próprios ou expectativas de recompensa. Quando damos com generosidade aliviamos ao necessitado, o resultado disso é prosperidade sobre aquele que abençoa. 

2. Na matemática de Deus quem dá com generosidade será abençoado. Pv 22:9 

A Palavra de Deus diz: “E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um". Mateus 13:23. Imagina agora, sua semente, um único grão que, se semeado no local indicado por Deus poderá multiplicar em até cem vezes mais. De qual forma você pode ser instrumento financeiro de Deus? 

Quando buscamos conhecimento de Deus sobre o que fazer com as nossas finanças, para onde destiná-las, não somente para pagar as contas, Ele nos indicará as “boas terras”, locais ou pessoas que estão necessitando de recursos e, se atendermos para os atos generosos, colheremos conforme a semeadura. 

Quanto mais generosos formos, mais sementes receberemos para usufruir e compartilhar. Gênesis 26:12 “E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava”. O Senhor nos abençoará. 

3. Quando sabemos quem somos, somos abençoados. 1 Samuel 7:1,2 

Já vimos aqui que, aquele que é generoso será abençoado. Na Bíblia encontramos como referência a história de Abinadabe, o significado deste nome é “pai da generosidade”. Na época do Antigo Testamento, a presença da Arca da Aliança significava presença de Deus. Enquanto a Arca esteve na casa de Abinadabe, a generosidade e presença do Senhor se manteve sobre o povo. 

Quando somos generosos, demonstramos compreender que a nossa natureza foi de fato transformada, que nascemos de novo, que Cristo Jesus habita em nós. Dessa forma, nossas ações estarão em acordo a vontade de Deus e, por consequência, seremos abençoados e socorridos nas nossas necessidades. 

Conclusão 

Atos de generosidade trazem a manifestação da presença e da glória de Deus! Assim, não devem ser feitos por obrigação ou por motivação errônea, leviana. 

Dê com alegria! 2 Coríntios 9:7,8 diz: “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.”. 

Jesus se alegra quando somos generosos! Dê sem constrangimento, dê conforme suas possibilidades, abençoe seu irmão e a obra do Senhor. Lance sua semente na terra que o Senhor lhe orientar lançar sem avareza e murmuração. É uma virtude poder investir no reino de Deus. 

LIÇÕES PARA A PRÓXIMA MATÉRIA: 

Nas suas finanças, você tem visto atos de generosidade? Separe um momento de sua oração para perguntar a Deus, por onde foram lançadas suas sementes e, se foram lançadas em terras boas ou em locais que não são do Seu agrado. 

Medite em: Provérbios 11:24-25; Provérbios 22:9; 1 Samuel 7:1-2; 2 Coríntios 9:7,8; Mateus 13:23; Gênesis 26:12 

 

Fonte: Por Igor Santos – Educador Financeiro a serviço do Reino

Compartilhar

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.