
Ao olharmos em volta, podemos perceber que em diversos aspectos da nossa vida existe a necessidade de um bom fundamento em relação ao dinheiro, exemplo: relacionamento familiar, social, atividades de lazer, academia, alimentação. Infelizmente, a falta de base financeira tem proporcionado resultados preocupantes para a nossa sociedade, escravizando e lançando famílias a uma vida limitada de recursos e totalmente fora dos propósitos do Senhor.
Uma mentalidade financeira modificada significa uma mudança total de rota e decisões. Não é possível mudar uma realidade de vida financeira negativada sem antes decidir na mente através da busca pelo conhecimento de si mesmo, em relação a temperamentos e emoções, e por meio de ferramentas auxiliadoras quanto ao uso do dinheiro. Em Oséias 4:6 a Palavra de Deus diz “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento...”. A ausência do conhecimento em finanças produz ignorância, e a ignorância financeira leva à pobreza. Assim, necessitamos alinhar a nossa visão em relação as finanças com a visão de Deus, acerca deste recurso chamado, dinheiro. A falta desse alinhamento produz cenários preocupantes. Infelizmente muitos erros domésticos são gerados pela falta de boas relações com o dinheiro, causando endividamentos, mentiras, divórcios, brigas e muitas outras catástrofes. Uma mentalidade distorcida sobre dinheiro produz conflitos.
Também é verdade afirmar que a vida nos ensina sobre finanças pessoais. É muito comum ver e conhecer grandes empresários ou, até mesmo, amigos próximos que não precisaram passar por um curso superior para aprender a lidar com o dinheiro. Nem todos receberam o ensino da Educação Financeira na escola, infelizmente, e mesmo assim, são bons no manuseio das finanças. Entretanto, as experiências de vida podem, também, produzir crenças limitantes ou, estabelecer uma cultura acerca do dinheiro que nos levam a uma vida limitada e escassa. Você já ouviu algumas dessas frases na sua casa ou em rodas de bate-papo? “Juntar dinheiro é coisa de gente rica”; “Não dá para ter dinheiro do jeito que o país está!”; “Nasci pobre, vou morrer pobre.”; e “Preciso ter muito dinheiro para começar a investir.”; São grande exemplos de crenças limitantes e geradas por uma cultura familiar limitada estabelecida em alguns lares.
Visões que nos impendem de crescer, em qualquer aspecto da vida, não é a visão de Deus para nós. Perspectiva limitante é mundana. Precisamos conhecer o modo como Deus enxerga as finanças e a maneira como Ele quer que utilizemos dos recursos já disponíveis para nós. O desejo do Senhor é que alcancemos a liberdade e independência financeira. Temos a benção para dominar sobre tudo o que está sobre a terra, Gênesis 1: 28-30. Não podemos ser dominados pelo dinheiro. Ele precisa ser visto e utilizado como aquilo que servirá a nós para a realização de projetos, objetivos. O recurso financeiro, dinheiro, não é o fim, é o meio. Se entendermos isso, receberemos e utilizaremos da maneira correta os recursos dados por Deus. Então, se questione: Quais são as suas crenças sobre o dinheiro? Há na sua vida uma cultura que te limita crescer? – Lembre-se, o dinheiro tem um preço, e tudo dependerá de como você o utiliza, é você quem estabelece um valor a ele para a produção do resultado desejado.
Nossas decisões começam na mente. São geradas a partir do conhecimento adquirido por meio de cursos e, principalmente, por meio de conversas, diálogos sociais ou familiar que produzem resultados. Portanto, esteja atento a que tipo de conteúdo sobre finanças você absorve, afinal, decisões financeiras serão tomadas a partir dali. O que você ouve, gera resultados conscientes ou não. Busque bons conselhos, busque conhecimento e estude sobre o tema. Seja sábio, Provérbios 19:20 diz “Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.”
Deus quer confiar a você as verdadeiras riquezas, para isso, você precisa ser digno de confiança. Administre bem as riquezas passageiras deste mundo. Lucas 14:11.
LIÇÕES PARA A PRÓXIMA MATÉRIA:
Analise seu relacionamento com suas finanças pessoais. Identifique se possui crenças limitantes e qual é o seu nível de educação financeira. Inicie hoje, uma mudança de mentalidade financeira alinhada à vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável.
Medite em: Lucas 16:11; Oséias 4:6; Gênesis 1:28-30; Provérbios 19:20
Fonte: Por Igor Santos – Educador Financeiro a serviço do Reino